Funarte recebe a exposição ‘A Via Dolorosa de Cada Uma’, no Teatro Glauce Rocha

 


 


Com participação gratuita e início no dia 1º de agosto, projeto inclui a oficina ‘A Arte de se Reinventar’

 

A Fundação Nacional de Artes – Funarte apresenta, no foyer do Teatro Glauce Rocha, espaço cultural da entidade no Centro do Rio de Janeiro (RJ), a exposição A Via Dolorosa de Cada Uma, com 15 obras da artista visual Maria Oliveira, a partir do dia 1º de agosto de 2025. A abertura está programada para as 14h. A visitação é gratuita.

 

O objetivo da ação é sensibilizar a sociedade sobre a importância da valorização, respeito e dignidade da vida da mulher contemporânea, reinterpretando a Via Dolorosa de Jesus sob uma perspectiva feminina. O projeto conta com apoio do Programa Funarte Aberta.

 


“Embora a pesquisa tenha se inspirado no modelo da Via Sacra de Jesus, a exposição tem como foco as dores enfrentadas pelas mulheres, independentemente de suas crenças religiosas", explica Maria Oliveira. "As obras abordam temas como o aprisionamento; a exploração sexual de jovens; o trabalho semelhante à escravidão, que afeta mulheres em várias partes do mundo; a violência verbal e doméstica; a dor das mães que se deparam com seus filhos em situações de flagelo no sistema penitenciário; o luto materno; e o feminicídio, entre outros", acrescenta.

 

A Via Dolorosa de Cada Uma está com visitação aberta até o dia 31 de agosto de 2025, de quarta-feira a domingo, das 13h30 às 21h.

 

Acessibilidade – A entrada do Teatro possui rampas de acesso para cadeirantes e todos os cartazes, banners e obras expostas terão etiquetas com QR Code para acesso à audiodescrição para deficientes visuais.

 


Interatividade: O(a) visitante será convidado(a) a registrar, no local, uma mensagem sobre o significado que uma das obras teve para ele. Haverá um espaço onde as pessoas poderão responder à pergunta: "Qual das imagens da Exposição você prefere?". A intenção é que elas levem para casa “cartões postais” de algumas das obras, como forma de agradecimento, como uma recordação especial.

 

Na visão do curador do projeto, Oscar D’Ambrosio, o aspecto mais intrigante deste está na forma como aborda as emoções da artista em relação ao tema da violência contra a mulher, em suas diversas manifestações. “Além disso, há um componente racional, que envolve a comparação entre as estações da Via Crucis e as diferentes formas de violência, agressões e desafios que as mulheres enfrentam na sociedade. Por fim, destaca-se um terceiro elemento crucial: a criatividade em estabelecer um paralelo entre a simbologia da Via Sacra na doutrina cristã e os reflexos que ela pode ter na vida de qualquer mulher”, destaca.

 

Como parte da iniciativa, a artista promoverá a oficina gratuita A arte de se reinventar, no dia 14 de agosto, das 14h às 16h30, na Sala Murilo Miranda – oitavo andar do prédio do Teatro Glauce Rocha. O workshop é direcionado a mulheres adultas e/ou adolescentes, a partir de 12 anos. Tem como objetivo “proporcionar um espaço de reflexão para as participantes, utilizando técnicas artísticas para ajudar na identificação de recursos internos que promovam a autoestima, a reinvenção pessoal e a resiliência diante das adversidades”. As vagas são limitadas. Para se inscrever será necessário acessar o link que estará disponível durante a exposição.

 


Sobre a artista

 

Maria Oliveira é pós-graduada em psicologia e artista visual autodidata. De São Paulo (SP), vive no Rio de Janeiro desde 1974. Estuda arte desde 1995, mas somente a partir de 2018 se dedica inteiramente à criação de suas próprias obras. “Seu trabalho reflete a percepção que ela tem da realidade, abordando temas do cotidiano e socioculturais; memórias afetivas; a natureza; retratos; e temas religiosos. Participa de concursos internacionais, salões de arte e exposições de renome nacional. Em 2022, integrou uma residência artística em Sevilha, Espanha, para aprimorar sua técnica de pintura a óleo. Em dezembro de 2023, sua obra "Hope" foi premiada no Concurso Internacional promovido pela conceituada empresa alemã fabricante de papel artístico Hahnemühle. Realizou pela primeira vez a exposição individual A Via Dolorosa de Cada Uma de novembro de 2024 a fevereiro do ano seguinte, na Pinacoteca Anderson Fabiano, em Taubaté (SP). Possui obras no acervo técnico da Pinacoteca Fórum das Artes – Botucatu (SP) – e no acervo permanente do Museu Histórico Dr. Renato Cordeiro – Birigui (SP).




Serviço

 

Artes visuais
Exposição

 

Maria Oliveira

‘A Via Dolorosa de Cada Uma’

 

1º a 31 de agosto de 2025

Horário da abertura: 14h
Horário de visitação: de quarta-feira a domingo, das 13h30 às 21h

Curador: Oscar D’Ambrósio - Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, Jornalista e Crítico de Arte

Classificação indicativa: 12 anos
Local: Teatro Glauce Rocha – Foyer (endereço abaixo)

Oficina

"A Arte de se Reinventar"
Responsável: Maria Oliveira – Artista visual

Público-alvo: mulheres adultas e/ou adolescentes, a partir de 12 anos
Data: 14/8/2025
Horário: 14h às 16h30
Local: Teatro Glauce Rocha – Sala Murilo Miranda (8º andar)

 

Endereço: Avenida Rio Branco, 179, Centro – Rio de Janeiro (RJ) | Em frente à Estação Carioca do Metrô.

O Teatro Glauce Rocha é um espaço cultural da Fundação Nacional de Artes – Funarte

 

Acessibilidade – A entrada do Teatro possui rampas de acesso e todos os cartazes, banners e obras expostas terão etiquetas com QR Code para acesso à audiodescrição para deficientes visuais.

 

Apoio: Programa Funarte Aberta

 

Mais informações

 

Sobre o projeto

Para o público: e-mail: estiloearte55@gmail.com – Whats.: (21) 993161705

Para a imprensa: e-mail: gilahoz@terra.com.br    -   Whats.: (17) 991082421

Sobre o Programa Funarte Aberta: aqui, neste link

Sobre os espaços culturais da fundação no Rio de Janeiro: coec@funarte.gov.br

 

Vídeo
https://drive.google.com/file/d/1ll8Q5cw2oCA-P8aDRKwwouJuWJj5mXP5/view?usp=drivesdk

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago de Ales celebra marco da arte internacional no Brasil com chegada oficial do Cour des Arts em Gramado

Poadcast apaixonados pelo Rio está no ar