Restauração de Casarão na Rua do Ouvidor Revela Tesouros do Centro Histórico



Um espetáculo de cultura e arte está em curso na Rua do Ouvidor, no Centro do Rio, onde a restauração de um casarão histórico chama a atenção de quem passa. O trabalho minucioso de prospecção de cores e detalhes originais, realizado por profissionais de restauro, é comparado a uma verdadeira "caça ao tesouro". Essa obra de arte, envolta em andaimes no número 28 da rua, está sendo reconfigurada para abrigar o futuro Museu do Café.

O imóvel, que data do final do século XIX, pertencia à Irmandade da Santa Cruz dos Militares há 300 anos e foi adquirido por investidores. Com a aprovação do Iphan e do IRPH, a empresa Engearq foi contratada para executar a restauração da fachada, conhecida por seus detalhes ricos e interessantes.

O engenheiro Gabriel Nascimento, responsável pela obra, explicou que o projeto utiliza diversas técnicas para recuperar a cor e os desenhos originais, que se perderam com o tempo. A equipe de cinco restauradores também está fazendo moldagens de adornos, volumes e frisos, transformando a fachada em uma obra de arte.

A restauração do casarão integra o projeto Reviver Centro e seu desdobramento, o Proapac Patrimônio, que busca revitalizar a região através da restauração de imóveis históricos. A iniciativa tem gerado novos negócios e transformado a área, especialmente após a recente restauração da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores. O casarão tem vista para o relógio da igreja, que foi restaurada em 2023 por iniciativa da Sergio Castro Imóveis, Shopping Paço do Ouvidor e Diário do Rio.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago de Ales celebra marco da arte internacional no Brasil com chegada oficial do Cour des Arts em Gramado

Funarte recebe a exposição ‘A Via Dolorosa de Cada Uma’, no Teatro Glauce Rocha

Poadcast apaixonados pelo Rio está no ar